A anticoagulação reduz o risco de trombose, morte após hospitalização por COVID-19

Os pacientes hospitalizados com COVID-19 permanecem em maior risco de eventos tromboembólicos e morte após a alta do que se pensava anteriormente, de acordo com os resultados do estudo publicados no Blood.

“Até o nosso registro ser publicado, havia controvérsia se esse risco se estendia após a hospitalização”, pesquisador principal Alex C. Spyropoulos, MD, FACP, FCCP, FRCPC, professor do Institute of Health System Science do Feinstein Institutes for Medical Research e diretor dos serviços de anticoagulação e trombose clínica da Northwell Health, disse a Healio. “A razão é porque, antes de nossa publicação, havia essencialmente dados de qualidade muito inferior provenientes de análises retrospectivas, geralmente de bancos de dados de sinistros.”

O registro prospectivo e multicêntrico CORE-19 projetado por Spyropoulos e colegas incluiu 4.906 adultos (idade média, 61,7 anos; 53,7% homens) hospitalizados com COVID-19 nos hospitais da Northwell Health entre 1º de março e 31 de maio de 2020.

Os pesquisadores procuraram detectar eventos de tromboembolismo venoso - como trombose venosa profunda, embolia pulmonar e tromboembolismo arterial - entre pacientes que receberam alta hospitalar em 90 dias.

Alex C. Spyropoulos
Eles descobriram que TEV, tromboembolismo arterial e mortalidade por todas as causas ocorreram com mais frequência do que originalmente se acreditava, em 7,13% dos casos. Além disso, os anticoagulantes pós-alta - principalmente em doses profiláticas - diminuíram o risco de eventos tromboembólicos maiores e morte em 46% (OR = 0,54; IC de 95%, 0,47-0,81).

Spyropoulos conversou com Healio sobre as implicações de suas descobertas, particularmente à luz do aumento de casos COVID-19 causados pela variante delta.

Healio: Como você conduziu este estudo?

Spyropoulos: Projetamos deliberadamente um registro prospectivo. A certa altura, representamos o epicentro da pandemia nos Estados Unidos. Muitos pacientes com COVID-19 foram hospitalizados em nossos 23 hospitais. Seguimos prospectivamente quase 5.000 pacientes e, mais tarde, ligamos para verificar seu estado e ver se haviam experimentado um evento trombótico. Os dados de registro prospectivos têm qualidade muito mais alta do que os dados retrospectivos. Isso exigiu muito trabalho, mas obtivemos dados de alta qualidade ao final.

Curar io: O que você achou?

Spyropoulos: Vimos um risco elevado de trombose e morte entre os 4.906 pacientes que acompanhamos após a alta. Isso incluiu uma taxa de 1,55% de coágulos venosos, 1,71% de taxa de coágulos arteriais e 4,83% de taxa de mortalidade por todas as causas. Também houve um aumento de 1,7% no risco de sangramento maior, que também foi maior do que esperávamos.

Depois de capturar essas taxas, avaliamos os fatores que previram aumento do risco de trombose ou morte na população. Vimos o que pensamos que podemos encontrar. Os fatores de risco incluíram idade avançada e a presença de doença cardiovascular subjacente ou doença renal crônica subjacente. Pacientes na UTI que sobreviveram para receber alta também apresentaram risco aumentado, além de pacientes que tiveram uma pontuação elevada de IMPROVE TEV de 4 ou mais (IMPROVE é um modelo de risco de TEV validado em pacientes com COVID-19).

Por último - e considero isso crucial - nosso foi o primeiro estudo a mostrar que a anticoagulação pós-alta reduziu o risco de trombose e morte em 46%. Apenas cerca de 13% dos pacientes receberam profilaxia pós-cirúrgica, mas ainda fomos capazes de reduzir a trombose e mortalidade quase pela metade. Acho que isso tem implicações importantes.

Healio: A anticoagulação profilática após a alta se tornará o tratamento padrão?

Spyropoulos: Dois ensaios clínicos randomizados - o ensaio ACTIVE IVc e o ensaio MICHELLE - estão analisando o uso de anticoagulantes pós-alta versus placebo entre pacientes com COVID-19. Assim que os resultados desses dois testes forem divulgados, teremos dados robustos, definitivos e de alta qualidade. Até então, em minha opinião, os pacientes que apresentam os fatores de risco que mencionei devem ser considerados para a profilaxia pós-alta.

Healio: Agora que mais pessoas foram vacinadas contra COVID-19, os protocolos pós-alta para esses pacientes se tornarão menos relevantes?

Spyropoulos: Estamos fora da floresta, mas não fora da floresta até verificarmos em dezembro e não vermos nenhuma evidência de ressurgimento. Devemos nos preocupar com as variantes, principalmente a variante delta, que consideramos mais infecciosa e causa maior morbidade. Portanto, esses dados ainda são muito, muito relevantes para um paciente que atualmente está internado com COVID-19. Acho que pesquisas futuras irão explorar se existem outros biomarcadores, além dos biomarcadores clínicos, que preveem risco. Dímeros D muito elevados podem ser algo que avaliamos em termos desse risco.

Healio: Há algo que você gostaria de acrescentar?

Spyropoulos: Este tópico nos lembra que, mesmo quando o COVID passa, um subgrupo de pacientes clinicamente enfermos - incluindo aqueles com sepse e pneumonia - se beneficiaria com a profilaxia pós-alta.

Fonte: Healio

Disponível em:
https://www.healio.com/news/hematology-oncology/20210820/anticoagulation-reduces-risk-for-thrombosis-death-after-covid19-hospitalization
Acesso em 17 de setembro de 2021