Lista de medicamentos essenciais da OMS 2021 inclui novos medicamentos para diabetes

A Organização Mundial de Saúde (OMS) publicou a nova edição da Lista de Medicamentos Essenciais (EML). A IDF dá as boas-vindas à inclusão de vários medicamentos para diabetes no EML 2021 - de acordo com o fluxo de trabalho do Pacto Global de Diabetes da OMS para melhorar o acesso a medicamentos.

Análogos de insulina de longa ação (insulina degludec, detemir e glargina) e seus biossimilares juntam-se à insulina humana no novo EML. Sua inclusão significa que análogos de insulina biossimilares podem ser elegíveis para o programa de pré-qualificação da OMS, o que pode resultar em mais biossimilares de qualidade garantida entrando no mercado internacional e criando uma competição que reduz os preços e melhora a disponibilidade e o acesso.

Os inibidores do co-transportador de sódio-glicose-2 (SGLT2) também estão incluídos no EML da OMS, como terapia de segunda linha para adultos com diabetes tipo 2. A IDF submeteu SGLT2i para inclusão no EML e está satisfeita com o fato de a solicitação ter sido aceita. A IDF agora trabalhará em parceria com o Medicines Patent Pool (MPP) para tornar esse tratamento acessível e disponível para os necessitados.

Fonte: International Diabetes Federation (IDF)

Disponível em: https://www.idf.org/news/235:who-2021-essential-medicines-list-includes-new-diabetes-medication.html

Acesso em: 09 de novembro de 2021