MicroRNA em glóbulos vermelhos causa dano vascular em diabetes tipo 2

Os pesquisadores descobriram que o dano cardiovascular foi causado pela redução dos níveis de microRNA-210 em células de pacientes e camundongos com diabetes tipo 2.

Um novo estudo em células de pacientes com diabetes tipo 2 e camundongos do Karolinska Institutet, na Suécia, descobriu que o dano vascular é causado por níveis baixos de uma pequena molécula importante nos glóbulos vermelhos. Os pesquisadores esperam que esta descoberta leve ao desenvolvimento de novas terapias para lesões vasculares relacionadas ao diabetes tipo 2.

Estudos anteriores demonstraram que os pacientes com diabetes tipo 2 apresentam um risco aumentado de doença cardiovascular. Com o tempo, o diabetes tipo 2 pode danificar os vasos sanguíneos, o que pode levar a complicações fatais, como ataque cardíaco e derrame. No entanto, os mecanismos de doença subjacentes às lesões cardiovasculares no diabetes tipo 2 são amplamente desconhecidos e atualmente há uma falta de tratamentos para prevenir essas lesões.

Nos últimos anos, pesquisas mostraram que os glóbulos vermelhos tornam-se disfuncionais no diabetes tipo 2 e podem atuar como mediadores de complicações vasculares. No estudo atual, publicado na Diabetes, pesquisadores do Karolinska Institutet examinaram em células de pacientes com diabetes tipo 2 e camundongos quais mudanças moleculares nas células vermelhas do sangue poderiam explicar esses efeitos nocivos no diabetes tipo 2.

Os pesquisadores descobriram que os níveis da pequena molécula microRNA-210 foram significativamente reduzidos nos glóbulos vermelhos de 36 pacientes com diabetes tipo 2 em comparação com os glóbulos vermelhos de 32 indivíduos saudáveis. A redução do microRNA-210 causou alterações nos níveis específicos de proteína vascular e prejudicou a função das células endoteliais dos vasos sanguíneos. Em experimentos de laboratório, a restauração dos níveis de microRNA-210 nos glóbulos vermelhos impediu o desenvolvimento de lesão vascular por meio de alterações moleculares específicas.

“As descobertas demonstram uma causa anteriormente não reconhecida de lesão vascular no diabetes tipo 2”, resumiu o Dr. Zhichao Zhou. “Esperamos que os resultados abram caminho para novas terapias que aumentem os níveis de microRNA-210 dos glóbulos vermelhos e, assim, evitem lesões vasculares em pacientes com diabetes tipo 2.”

Fonte: Drug Target Review

Disponível em: https://www.drugtargetreview.com/news/99342/microrna-in-red-blood-cells-causes-vascular-damage-in-type-2-diabetes/

Acesso em 09 de novembro de 2021