Convivendo com o câncer de mama metastático

convivendo-com-o-cancer-de-mama-metastático

A metástase se dá quando as células do câncer deixam o sítio primário e se espalham para outros locais do corpo. No caso do câncer de mama metastático, a doença ultrapassa a mama e se espalha para órgãos adjacentes ou a distância, como pulmões, fígado, ossos e linfonodos.  “Em câncer de mama hormonal, os ossos são afetados; já em câncer de mama triplo-negativo e HER2 negativo, o Sistema Nervoso Central (SNC) é um ponto importante, mas também pode ocorrer em pulmões, fígado e linfonodos”, conta a oncologista clínica do Centro de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dra. Débora Gagliato. 

Segundo ela, em geral, quando a doença deixa o órgão de origem e se espalha, ela é incurável. “O que conseguimos é prolongar, controlar e melhorar os sintomas, bem como diminuir o tumor, por isso não falamos em cura. Mas hoje, cada vez mais, os tratamentos prolongam a sobrevida e, eventualmente, em algumas exceções, podemos ter pacientes com tumor avançado que conseguem a cura, principalmente em subtipos em que se utiliza drogas específicas, como tumores HER2 positivos”, diz. 

O câncer metastático 

Câncer de mama metastático (estágio IV) é definido pela invasão das células cancerígenas de origem mamária à distância, ou seja, para fora da mama e linfonodos locorregionais, e pode ser diagnosticado como uma recidiva em outros orgãos após um tratamento com intenção curativa em tumores iniciais (estágios I a III) ou como doença metastática de novo (cerca de 6% dos casos dos casos de doença metastática). 

“No primeiro cenário, cerca de metade das recidivas ocorrem nos primeiros cinco anos em tumores receptores hormonais positivos e HER2 negativos,  com uma taxa constante de recorrência por pelo menos mais 15 anos após o término do tratamento hormonal de cinco anos. Por outro lado, tumores HER2 positivos e triplo negativos possuem recidivas frequentemente precoces, dentro dos primeiros cinco anos de acompanhamento, sendo as metástases incomuns após esse período”, explica o oncologista clínico do A.C.Camargo Cancer Center, Dr. Ronaldo Pereira Souza. 

De acordo com o Dr. Souza, na maioria das vezes, as metástases ocorrem em vários sítios diferentes ou múltiplas metástases em um único sítio, tornando a paciente não candidata a terapias locais como cirurgia e ou radioterapia. 

“Nesse cenário, o tratamento principal é sistêmico, tendo o intuito de prolongar a sobrevida com controle de doença (remissão da doença) ao mesmo tempo tentando oferecer a melhor qualidade de vida possível, considerando as informações  da patologia da doença (receptores hormonais e status HER2), moleculares (BRCA, PD-L1 e PIK3CA quando indicados) e características clínicas da paciente”, relata. 

Ele acrescenta que em um número menor de casos, ocorre disseminação com poucas lesões metastáticas (oligometástases) e uma avaliação multidisciplinar é necessária para definir a melhor estratégia de tratamento, ponderando potencial ainda curativo nesta última situação.

convivendo-com-o-cancer-de-mama-metastático

Formas de diagnóstico

O diagnóstico começa com uma suspeição clínica inicial, por exemplo, um sintoma de dor, tosse, falta de ar, cefaleia, perda de peso ou outros sinais. “Algumas vezes, ocorre uma alteração laboratorial em uma paciente assintomática. Por exemplo, uma elevação inexplicada de aminotransferases.  Os métodos de imagem serão direcionados inicialmente para investigação da alteração clínica/laboratorial e complementados com métodos de reestadiamento, se confirmada a doença metastática”, explica o Dr. Souza. 

Ele afirma que o diagnóstico definitivo deve ser feito de preferência com a biópsia da área suspeita com avaliação patológica detalhada, incluindo  microscopia e imunohistoquímica, visando a confirmação da origem mamária e para excluir mudança na característica do câncer de mama na progressão.

O diagnóstico de câncer de mama pode gerar um impacto emocional muito grande na vida de uma pessoa. “Nesse momento inicial, a paciente pode vivenciar medo, preocupação, ansiedade e tristeza. E o que dizer quando para além do diagnóstico de câncer, a paciente recebe a notícia da presença de metástase?”, destaca a responsável pelo Serviço de Psicologia do Departamento de Saúde Mental do AC Camargo Câncer Center, Dra. Christina H. Tarabay. 

Segundo ela, atualmente, com os avanços na área da oncologia, em muitos casos, é possível que a paciente conviva com o diagnóstico de metástase e realize os tratamentos propostos, visando mais qualidade de vida. 

“Conviver com o câncer de mama metastático pode, inicialmente, causar uma intensa fragilidade do ponto de vista psíquico, porém, a partir do momento em que as pacientes têm conhecimento sobre as opções de controle da doença e dos sintomas, se sentem mais fortalecidas emocionalmente, com importante diminuição do sentimento de angústia vivenciado no momento inicial”, comenta. 

Opções de tratamento

O tratamento do câncer de mama metastático é bastante variável e depende do subtipo do câncer de mama. “Ele pode consistir em quimioterapia; em terapia endócrina com medicações alvos e específicas, que bloqueiam vias de relevância no tumor; uso de vacinas; ou imunoterapia”, diz a Dra. Débora. Segundo ela, as mulheres que são diagnosticadas com câncer de mama metastático no Brasil perfazem de 5% a 10% do total das mulheres diagnosticadas as doença no País. “Importante ressaltar que 1/3 (um terço) das mulheres em geral com tumor localizado pode recidivar”, relata. 

Para o Dr. Souza, o  tratamento sistêmico dependerá de informações importantes, como os dois receptores hormonais (estrógeno e progesterona) e do HER2, além de características clínicas das pacientes. “Falamos que o tratamento se adaptará ao paciente e não o contrário.  Tumores receptores hormonais positivos e HER2 negativo receberam hormonioterapia e inibidor de CDK 4/6 na 1 linha,  diante dos resultados robustos em melhora de sobrevivência. Os tumores HER2 positivos, receberão quimioterapia e terapia dupla anti-HER2 com trastuzumabe e pertuzumabe na maioria dos casos, também diante de resultados sólidos de benefício em sobrevivência com essa estratégia”, revela.

O oncologista reforça que, por outro lado, tumores triplo negativos (receptores hormonais e HER2 negativos) receberão quimioterapia com ou sem imunoterapia na primeira linha de tratamento. “Ultimamente, com a maior sobrevida dessas pacientes, outros objetivos nos estudos clínicos, incluindo escores de qualidade de vida referidas pelas pacientes, têm tomado destaque e não apenas dados de sobrevivência. A maioria das intervenções de escolha no tratamento inicial do câncer de mama metastático não trarão prejuízos significativos na qualidade de vida das pacientes. As principais toxicidades deverão sempre ser informadas e a decisão do tratamento deverá ser sempre realizada de forma conjunta com a paciente”, conta. 

convivendo-com-o-cancer-de-mama-metastático

Suporte fundamental

O convívio com o câncer de mama metastático deve ser encarado como uma vitória diária, que deve ser vivida na melhor plenitude e conforto para a paciente. “Dependendo do tipo, local e grau de limitação impostos pela doença metastática, deve-se motivar a paciente a tentar conviver com esta situação da forma mais natural possível, respeitando sempre sua autonomia”, diz o oncologista cirúrgico de mama do Centro de Oncologia e Hematologia da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Dr. Fábio Rodrigues. 

Ele destaca a importância do acompanhamento da paciente por um profissional que será responsável pelo suporte emocional, psíquico e, muitas vezes, espiritual da paciente.  “Pode auxiliar com sessões de psicoterapia individual e/ou em grupo, e através de prescrição de medicações de suporte que ajudam o paciente a encarar a possibilidade real do enfrentamento da morte decorrente deste processo. Esse acompanhamento a ajuda no processo de compreensão da evolução da doença com resiliência, contribuindo com a aceitação de sua ordem natural”, comenta o Dr. Rodrigues. 

Vale dizer que a notícia da presença de metástase frequentemente gera um forte impacto emocional. E é nesse contexto que a paciente pode se sentir fragilizada emocionalmente, com seus medos e angústias, fazendo o acompanhamento psicológico fundamental para o enfrentamento deste momento difícil.  

“O acompanhamento psicoterápico ao paciente oncológico, usualmente é realizado por um psico-oncologista, que é o profissional que reúne as duas áreas, psicologia e oncologia, para atender as demandas do paciente com câncer. O acompanhamento por parte do psico-oncologista é direcionado ao momento que o paciente está vivendo, suas angústias, medos e incertezas, levando em conta sempre a subjetividade do paciente e sua história de vida”, esclarece a Dra. Christina. 

Vivência com o câncer metastático

Ela diz que a vivência do câncer de mama metastático pode ser intensa. “A compreensão e o acolhimento dos sentimentos por parte de um profissional da saúde mental pode fazer a diferença no tratamento da paciente, no sentido de contribuir para a melhora da qualidade de vida e para que leve a um conforto emocional”. 

Além disso, o suporte familiar e de amigos próximos pode fazer a diferença, segundo a especialista do AC Camargo Câncer Center. “Reações emocionais decorrentes do diagnóstico e tratamento do câncer metastático podem ocasionar isolamento social, o que pode desencadear sintomas depressivos e altos níveis de estresse e ansiedade. É preciso que os familiares e amigos estejam atentos para as mudanças de comportamento das pacientes. É importante respeitar os momentos nos quais as pacientes desejam descansar ou até mesmo "ficar com seus pensamentos",  afinal muitos de nós sentimos tais necessidades em diversos momentos da vida. Porém, o isolamento constante não é benéfico”, ressalta. 

Para ela, o apoio familiar e de amigos vem da compreensão do momento que a paciente está vivenciando, o respeito aos seus sentimentos e, principalmente, da demonstração à paciente que está disponível verdadeiramente para além dos cuidados com a saúde que, claro, são fundamentais.  

“No entanto, também se faz importante ter esse olhar de cuidar das relações humanas, oferecendo cuidado e assistência do ponto de vista emocional sempre que necessário”, finaliza.