Diabetes tipo 2: em que momento utilizar a insulina como recurso terapêutico?

No episódio do podcast da PEBMED, Marcelo Gobbo, editor do Portal PEBMED e médico de família e comunidade, comenta sobre o uso da insulina no manejo de diabetes tipo 2.

A insulina é um importante aliado terapêutico no controle glicêmico de pacientes diabéticos. Mesmo após 100 anos de sua descoberta e muitas vezes seja utilizada como último recurso terapêutico, ela possui indicações importantes e pode ser a única opção disponível em muitas regiões do Brasil e do mundo.

Quanto mais intenso é o controle glicêmico no início do diagnóstico, melhores os prognósticos no longo prazo. Dessa forma, a insulina poderia ser utilizada como primeira opção terapêutica? Em quais casos?

O diabetes é uma das doenças mais comuns atualmente no mundo, sendo a maioria dos casos diagnosticado com o tipo 2. No Brasil, esse número vem crescendo especialmente devido aos hábitos de vida e com aumento da incidência da obesidade.

Confira alguns dos tópicos abordados no episódio:
Quando iniciar a utilização da insulina?
O que observar e ficar atento ao iniciar a insulina no percurso assistencial do meu paciente?
Quando utilizar insulina como opção de início terapêutico?
Diferenças de influência sobre os desfechos cardiovasculares das diferentes formas de insulina
Diferenças de influência sobre os desfechos cardiovasculares da terapia oral versus insulina ou em combinação

Fonte: Portal PEBMED

Disponível em: https://pebmed.com.br/diabetes-tipo-2-em-que-momento-utilizar-a-insulina-como-recurso-terapeutico-podcast/

Acesso em 16 de dezembro de 2021