Diagnóstico não invasivo de trombose venosa profunda por ultrassom com aprendizado de máquina

A trombose venosa profunda (TVP) é um coágulo sanguíneo mais comumente encontrado na perna, que pode levar à embolia pulmonar fatal (EP).

A ultrassonografia de compressão das pernas é o padrão-ouro de diagnóstico, levando ao diagnóstico definitivo. No entanto, muitos pacientes com possíveis sintomas não apresentam TVP, resultando em longos tempos de espera de encaminhamento para os pacientes e uma grande carga clínica para os especialistas.

Assim, o diagnóstico no local de atendimento por não especialistas é desejado. Coletamos imagens em um estudo pré-clínico e investigamos uma abordagem de aprendizado profundo para a interpretação automática de imagens de ultrassom de compressão. Nosso método fornece orientação para ultrassom à mão livre e ajuda não especialistas na detecção de TVP. Treinamos um algoritmo de aprendizagem profunda em vídeos de ultrassom de 255 voluntários e avaliamos em uma amostra de 53 pacientes inscritos prospectivamente de uma clínica de diagnóstico de TVP do NHS e 30 pacientes inscritos prospectivamente de uma clínica de TVP alemã. O desempenho do diagnóstico de TVP algorítmica resulta em uma sensibilidade dentro de uma faixa de IC de 95% de (0,82, 0,94), especificidade de (0,70, 0,82), um valor preditivo positivo de (0,65, 0,89) e um valor preditivo negativo de (0,99, 1,00 ) quando comparado ao padrão ouro clínico.

Para avaliar os benefícios potenciais desta tecnologia na área da saúde, avaliamos todo o algoritmo de decisão clínica de TVP e fornecemos análise de custos ao integrar nossa abordagem às vias de diagnóstico para TVP. Estima-se que nossa abordagem gere um benefício monetário líquido positivo com custos de até £ 72 a £ 175 por exame com suporte de software,

Fonte: NPJ Digital Medicine

Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41746-021-00503-7
Acesso em 18 de outubro de 2021