Ensaio mostra uma taxa de resposta de 81% em casos de câncer de mama avançado localmente

Pesquisadores do Houston Methodist Hospital publicaram um estudo que descreve como a quimioterapia e um medicamento comumente usado para tratar a insuficiência cardíaca são capazes de regredir o crescimento do tumor em pacientes com câncer de mama triplo negativo e prevenir sua propagação.

Pesquisadores liderados por Jenny Chang, diretora do Cancer Center em Houston Methodist e Emily Herrmann Presidential Distinguished Chair in Cancer, publicaram o estudo de um ensaio de Fase I / II em câncer de mama localmente avançado (LABC) e câncer de mama triplo-negativo metastático (TNBC ) que demonstrou uma taxa de resposta geral (ORR) de 45,8%. Foi particularmente impressionante para a coorte LABC, com uma ORR de 81,8%. Para a coorte TNBC, a ORR foi de 15,4%. Foi publicado na Science Translational Medicine.

Os cânceres de mama triplo-negativos referem-se aos cânceres de mama que são negativos para receptores de estrogênio e progesterona e excesso de proteína HER2. Normalmente, eles crescem e metastatizam rapidamente e as opções de tratamento são limitadas.

O tratamento é um inibidor induzível de óxido nítrico sintase (L-NMMA) combinado com taxano, droga quimioterápica. A via de sinalização de óxido nítrico induzível (iNOS) está associada a um mau prognóstico em TNBC. Estudos anteriores descobriram que a inibição da via de sinalização iNOS usando L-NMMA diminuiu o crescimento do tumor e melhorou a sobrevida.

“Esta é uma maneira eficaz de interromper o desenvolvimento de medicamentos e colocá-los nos pacientes o mais rápido possível. Este processo levou menos de cinco anos e economizou bilhões de dólares, dando-nos a oportunidade de fornecer esta nova terapia mais rapidamente para nossos pacientes ”, disse Chang.

Chang e seus colegas de pesquisa identificaram variantes no gene RPL39. O L-NMMA, que foi desenvolvido no Houston Methodist como uma droga cardíaca, junto com o taxano, foi eficaz em cânceres resistentes à quimioterapia. Este é um grupo de pacientes que tem cerca de 25% a 30% de mudança de resposta às terapias onco-imunes, mas os pacientes em seus estudos tratados com L-NMMA demonstraram uma taxa de resposta geral próxima a 50%.

Chang e sua equipe estão planejando ensaios clínicos multinacionais de Fase III para testar o L-NMMA em mais pacientes. Chang recebeu recentemente um presente de US $ 25 milhões da Dra. Mary e Ron Neal para expandir o centro de câncer, que será renomeado em sua homenagem. O Hospital Metodista de Houston tem planos de arrecadar outros US $ 12 milhões em fundos de contrapartida para a pesquisa do centro e programas relacionados.

“Os Neals são muito generosos”, disse Chang. “Eles acreditam em nossa pesquisa e no que estamos fazendo.”

A pesquisa de Chang se concentra no desenvolvimento de tratamentos para TNBC. Ela observa que os medicamentos da imunoterapia são um tanto eficazes nesses pacientes, mas a taxa de resposta ainda é baixa. Em sua pesquisa, ela está testando o microambiente tumoral para tentar identificar maneiras de melhorar a taxa de resposta. Além do L-NMMA, ela está pesquisando por que as células-tronco do câncer de mama sobrevivem à quimioterapia, radiação e terapia hormonal.

Ela diz que enquanto trabalhava com pacientes com câncer no início de sua carreira, as mulheres com TNBC receberam quimioterapia. “Funcionaria por um tempo, mas depois o câncer voltaria a crescer de forma agressiva - geralmente de forma mais agressiva. Isso foi antes de entendermos os genes. ”

Durante sua pesquisa, ela reduziu 700 possíveis marcadores genéticos a dois. Em um estudo de 2017, Chang e colegas descobriram que RPL39 e sua mutação de ganho de função A14V têm atividade oncogênica em TNBC, mas que pode ser mediada por iNOS. A publicação mais recente confirma essas descobertas em pacientes com câncer de mama e demonstra uma abordagem promissora para o tratamento de cânceres resistentes à quimioterapia.

Fonte: Biospace

Disponível em: https://www.biospace.com/article/houston-methodist-breast-cancer-treatment-dazzles-in-mid-stage-trials/

Acesso em 17 de dezembro de 2021