Estudo avalia possibilidade de engravidar após câncer de mama

Um estudo promissor está dando às mulheres mais esperança de que possam ter uma família e viver uma vida longa após o tratamento do câncer de mama.

A pesquisa analisa dezenas de estudos e milhares de mulheres de todo o mundo. Portanto, embora os resultados ainda não tenham chegado, os especialistas já perceberam que há uma coisa que as mulheres devem fazer antes de iniciar o tratamento para aumentar drasticamente suas chances de se tornarem mães.

“Freqüentemente, o diagnóstico de câncer de mama interrompe o planejamento familiar”, disse a oncologista Dra. Marisa Weiss, que fundou e é diretora médica do breastcancer.org.

“Estudos recentes mostraram que mulheres com câncer de mama podem ter filhos saudáveis e que engravidar e ter uma gravidez de longo prazo não ameaça sua vida, disse Weiss.

Se ter filhos é importante para você, uma das coisas mais importantes que você pode fazer antes do tratamento é consultar um especialista em fertilidade. O estudo descobriu que muitos médicos simplesmente não sabem que é seguro ter um bebê após o diagnóstico de câncer de mama e podem até desencorajá-la a ter uma família.

“Porque dependendo da idade e do tipo de quimioterapia que você faz, essa quimioterapia pode desligar os ovários, torná-la infértil? Então, você quer se encontrar com seu médico de fertilidade antes de começar o tratamento para discutir suas opções”, disse ela.

Mulheres que foram tratadas para câncer de mama têm mais dificuldade para engravidar e têm maior risco de parto prematuro e partos. Mas a pesquisa mostra que a maioria delas - 60% - podem ter bebês saudáveis sem colocar suas vidas em risco.

“As mulheres podem ter a mesma sobrevivência a longo prazo, a mesma chance de viver uma vida longa com ou sem essa gravidez”, disse Weiss.

O estudo pode ser encontrado em breastcancer.org. Uma outra abordagem que eles estão examinando é fazer uma pausa no tratamento por alguns anos e reiniciá-lo depois de engravidar.

Fonte: WTB News

Disponível em: https://www.wbtw.com/news-13-goes-pink/study-examines-getting-pregnant-following-breast-cancer/

Acesso em 17 de setembro de 2021