Estudo encontra infecção recente ou atual por Covid-19 associada ao aumento do risco de coágulos sanguíneos perigosos durante a cirurgia

O tromboembolismo venoso (TEV) é uma condição na qual coágulos sanguíneos perigosos se formam nas veias e foi descrito como a causa número um de morte evitável em pacientes hospitalizados.

Uma nova pesquisa publicada na Anesthesia (um jornal da Association of Anesthetists) mostra que os TEVs, uma complicação conhecida da cirurgia, têm 50% mais probabilidade de ocorrer em pacientes com infecção atual por COVID-19 e quase duas vezes mais probabilidade naqueles com infecção recente. O estudo também descobriu que ter um TEV foi associado a um risco 5 vezes maior de morte em 30 dias após a cirurgia em comparação com pacientes sem TEV.

O estudo foi realizado pela GlobalSurg-COVIDSurg Collaborative, liderada pela Universidade de Birmingham: uma colaboração global de mais de 15.000 cirurgiões trabalhando juntos para coletar uma série de dados sobre a pandemia COVID-19. A colaboração já produziu vários estudos e esta nova análise incluiu 128.013 pacientes, de 1.630 hospitais em 115 países.

Os pacientes foram classificados como portadores de TEV (embolia pulmonar ou trombose venosa profunda) dentro de 30 dias da cirurgia. O diagnóstico de SARS-CoV-2 foi definido como peri-operatório (7 dias antes a 30 dias após a cirurgia); recente (1–6 semanas antes da cirurgia); anterior (7 semanas ou mais antes da cirurgia); ou nenhum diagnóstico passado ou presente.

A taxa de TEV pós-operatório foi de 0,5% (666 / 123.591) em pacientes sem SARS-CoV-2; 2,2% (50/2317) em pacientes com SARS-CoV-2 perioperatório; 1,6% (15/953) em pacientes com SARS-CoV-2 recente; e 1,0% (11/1148) em pacientes com SARS-CoV-2 anterior.

Após o ajuste para fatores de confusão, os pacientes com SARS-CoV-2 perioperatório corriam um risco 50% maior de TEV e aqueles com SARS-CoV-2 recente tinham um risco 90% maior. Pacientes com SARS-CoV-2 anterior apresentavam um risco 70% maior de TEV, mas esse resultado foi de significância estatística limítrofe.

No geral, o TEV foi independentemente associado à mortalidade em 30 dias, aumentando o risco de morte durante este período em 5,4 vezes. Em pacientes com SARS-CoV-2, a mortalidade sem TEV foi de 7,4% (319/4342) e com TEV foi novamente mais de cinco vezes superior a 40,8% (31/76).

Os autores observam uma limitação importante do estudo: que informações sobre regimes de profilaxia para esses coágulos sanguíneos nas veias ou anticoagulação pré-operatória para evitá-los não estavam disponíveis, e dizem que "mais pesquisas são necessárias para definir os protocolos ideais para Prevenção e tratamento de TEV para pacientes cirúrgicos no contexto de infecção por SARS-CoV-2 ".

A co-autora Elizabeth Li, Registradora de Cirurgia Geral do University Hospital Birmingham, comentou: "Pessoas submetidas a cirurgia já correm maior risco de TEV do que o público em geral, mas descobrimos que uma infecção atual ou recente por SARS-CoV-2 estava associada a maior risco de TEV pós-operatório. Os pacientes cirúrgicos têm fatores de risco para TEV, incluindo imobilidade, feridas cirúrgicas e inflamação sistemática - e a adição de infecção por SARS-CoV-2 pode aumentar ainda mais esse risco. "

O co-autor, Sr. Aneel Bhangu, Cirurgião Colorretal Consultor da Universidade de Birmingham, comentou: "O aumento da conscientização e vigilância devem ser considerados. No mínimo, sugerimos adesão estrita à profilaxia padrão de VTE de rotina para pacientes cirúrgicos, incluindo o uso de anti - medicação de coagulação quando o risco de sangramento é mínimo e aumenta a vigilância e os testes de diagnóstico em pacientes que apresentam sinais de TEV, como inchaço em uma panturrilha, dor torácica no lado direito e falta de ar. "

Eles concluem: "Os cuidados pós-operatórios de rotina de pacientes cirúrgicos devem incluir intervenções para reduzir o risco de TEV em geral, e mais pesquisas são necessárias para definir os melhores protocolos de prevenção e tratamento de TEV neste cenário."

 

Fonte: Medical Press

Disponível em: https://medicalxpress.com/news/2021-08-current-covid-infection-linked-dangerous.html

Acesso em 25 de agosto de 2021