Mudanças na dieta podem ajudar a reduzir complicações na gravidez em mulheres com diabetes tipo 1

Um estudo recente da WEHI e ENDIA descobriu que o diabetes tipo 1 está associado a alterações no microbioma intestinal durante a gravidez e pode contribuir para complicações na mãe e no bebê.

A pesquisa encontrou uma ligação entre o diabetes tipo 1 e mudanças no microbioma intestinal que estão associadas à inflamação intestinal, o que pode ser responsável pelo aumento de complicações na gravidez em mulheres com a doença.

O estudo revelou que mulheres grávidas com diabetes tipo 1 tiveram uma diminuição nas bactérias intestinais "boas" que normalmente protegem contra a inflamação e um aumento nas bactérias intestinais "ruins" que promovem a inflamação intestinal e danos ao revestimento intestinal. Essas mudanças podem contribuir para o aumento do risco de complicações na gravidez observadas em mulheres com diabetes tipo 1 e podem ser potencialmente modificadas por mudanças na dieta.

Saúde intestinal ligada a complicações na gravidez

A pesquisa fez parte do estudo ENDIA (Determinantes Ambientais da Autoimunidade das Ilhotas), que investigou fatores genéticos e ambientais que podem contribuir para o desenvolvimento da autoimunidade das ilhotas e diabetes tipo 1 em crianças. O estudo observacional recrutou 1.500 bebês durante a gravidez que têm um parente imediato com diabetes tipo 1 e está acompanhando-os durante a infância.

O cientista clínico do WEHI, Professor Len Harrison, que liderou a pesquisa, disse que as mulheres com diabetes tipo 1 têm uma frequência maior de complicações na gravidez.

"Decidimos estudar o microbioma intestinal porque havia evidências de inflamação sistêmica e intra-uterina na gravidez em mulheres com diabetes tipo 1 que poderia estar relacionada", disse ele.

Junto com colegas de bioinformática no WEHI, bem como parceiros ENDIA, a equipe de estudo realizou a análise da sequência do genoma completo de amostras de mulheres grávidas . As amostras foram retiradas de grupos de mulheres em diferentes estágios da gravidez.

"Em mulheres com diabetes tipo 1, observamos mudanças em seu microbioma intestinal, incluindo uma diminuição nas bactérias intestinais 'boas' e um aumento nas bactérias intestinais 'ruins' ", disse ele. "As bactérias 'boas' produzem substâncias que previnem a inflamação e as bactérias 'más' liberam substâncias que ativam o sistema imunológico para desencadear a inflamação."

“Agora estamos investigando se essas mudanças estão ligadas ao maior índice de complicações durante a gravidez em mulheres com diabetes tipo 1”.

O professor Harrison disse que mudanças no microbioma intestinal da mãe podem ter implicações para a gravidez e para a saúde do bebê.

"Também é possível que as mudanças que observamos nas mães com diabetes tipo 1 possam ter uma influência duradoura no bebê, que continua após o nascimento", disse ele.

Mudando a dieta

O professor Harrison disse que o próximo estágio do projeto é identificar marcadores que determinem quais mulheres com diabetes tipo 1 podem se beneficiar de intervenções seguras durante a gravidez, incluindo mudanças na dieta.

"Acreditamos que se essas mulheres fizessem algumas modificações dietéticas seguras, isso poderia ajudar a restaurar a saúde de seu microbioma e reduzir o risco de complicações durante a gravidez . Isso é o que estamos investigando agora", disse ele.

“Também examinaremos o sistema imunológico de seus bebês no nascimento para ver quais impactos a saúde intestinal materna prejudicada tem sobre o bebê após o nascimento”.

Fonte: Medical XPress

Disponível em: https://medicalxpress.com/news/2021-10-dietary-pregnancy-complications-women-diabetes.html

Acesso em 18 de outubro de 2021