Nova droga pode ajudar paciente a se recuperar de ataque cardíaco

Pesquisadores da Universidade de Oxford identificaram um medicamento que pode ajudar a melhorar a função cardíaca em pessoas com diabetes que tenham ataques do coração.

Atualmente em fase de testes clínicos como um potencial tratamento para uma forma de anemia, a droga pode ajudar o coração diabético a se recuperar e reduzir o risco de desenvolver insuficiência cardíaca, de acordo com uma pesquisa financiada pela British Heart Foundation e publicada no jornal Diabetes.

Medicamento em fase de testes clínicos para tratamento de anemia se mostrou eficaz para recuperação de corações diabéticos que sofreram ataques.

Durante um ataque cardíaco, o fornecimento de sangue ao coração é reduzido ou interrompido, deixando o órgão sem oxigênio (hipóxia). Em pessoas com diabetes, as células do coração são menos capazes de tolerar a hipóxia e, portanto, o risco de morte é maior.

O remédio conhecido como molidustat pode aumentar os níveis de uma proteína que ajuda as células a se adaptarem e sobreviverem depois de ficarem sem oxigênio. Os cientistas esperam que ministrar molidustat em pessoas com diabetes ajude seus corações a se recuperar após um ataque cardíaco e reduza o risco de novas complicações, como insuficiência cardíaca.

Tomado por via oral, o molidustat está atualmente em ensaios clínicos de fase III para o tratamento da anemia na doença renal crônica. Ele age aumentando os níveis de uma proteína chamada Fator 1 Indutível por Hipóxia (HIF).

Se os níveis de oxigênio caem, os níveis de HIF aumentam, fazendo com que ele ative seus genes “alvo” que ajudam as células a se adaptar e sobreviver. E pesquisas anteriores já informaram que pessoas com diabetes têm níveis mais baixos de HIF nas células do coração.

Como foi feito o estudo com o novo remédio para pessoas com diabetes

Quando os pesquisadores expuseram as células do coração humano com resistência à insulina, uma característica do diabetes tipo 2, a baixos níveis de oxigênio, eles descobriram que o aumento nos níveis da proteína HIF era muito menor do que nas células controle sem resistência à insulina.

No entanto, quando trataram as células resistentes à insulina com molidustat, os pesquisadores viram níveis aumentados da proteína HIF e ativação de seus genes alvo.

Em seguida, a equipe investigou o impacto do medicamento na função cardíaca, expondo corações de ratos com e sem diabetes tipo 2 a baixos níveis de oxigênio. A função dos corações diabéticos diminuiu significativamente após o período de baixo oxigênio. No entanto, quando esses corações foram tratados com molidustat, suas funções voltaram ao nível de pessoas sem diabetes.

O HIF também está envolvido em processos de cura que acontecem após um ataque cardíaco, como o crescimento de novos vasos sanguíneos, um processo conhecido como angiogênese. Novos vasos sanguíneos crescem para contornar o tecido que morreu e garantir um bom suprimento de sangue para as áreas circundantes do coração que sobreviveram.

É sabido que a angiogênese é reduzida em corações diabéticos, e acredita-se que esta seja uma etapa crítica no desenvolvimento da insuficiência cardíaca.

Quando ratos com diabetes tipo 2 foram tratados com molidustat, os pesquisadores observaram níveis aumentados dos sinais envolvidos no crescimento de novos vasos sanguíneos. Eles esperam que o tratamento com a droga possa ajudar a melhorar o suprimento de sangue ao coração após um ataque cardíaco em pessoas com diabetes.

Diabetes tipo 2 oferece mais risco de doenças cardíacas

De acordo com Lisa Heather, bolsista de pesquisa intermediária da BHF na Universidade de Oxford, “mesmo com o tratamento ideal, as pessoas com diabetes tipo 2 ainda têm um risco maior de desenvolver doenças cardíacas e circulatórias”.

“Elas são mais prováveis ​​do que as pessoas sem diabetes desenvolver insuficiência cardíaca após um ataque cardíaco”, afirmou Heather. “Apesar disso, não existem tratamentos disponíveis para ajudar o coração diabético a se recuperar após um ataque cardíaco. Temos esperança de que identificamos um medicamento que pode atender a essa necessidade não atendida e melhorar os resultados para pessoas com diabetes após um ataque cardíaco”.

Segundo o Medical Xpress, o professor Metin Avkiran, diretor médico associado da British Heart Foundation, afirmou que “as doenças cardíacas e circulatórias são a principal causa de morte em pessoas com diabetes, uma condição que afeta quase 5 milhões de pessoas no Reino Unido”.

“Esses resultados promissores sugerem que as drogas que estabilizam o HIF podem se tornar um novo tratamento para reduzir o risco de insuficiência cardíaca após um ataque cardíaco em pessoas com diabetes”, disse Avkiran. “Mais pesquisas são necessárias agora para traduzir essas descobertas em estágio inicial em benefícios clínicos”.

 

Fonte: Olhar Digital

Disponível em: https://olhardigital.com.br/2021/10/20/medicina-e-saude/nova-droga-pode-tratar-ataque-cardiaco-em-pessoa-com-diabetes/

Acesso em 09 de novembro de 2021