Os medicamentos para prevenir a trombose não aumentam o sangramento em pacientes com Covid

Um estudo no qual o Hospital Fuenlabrada participa do manejo da tromboprofilaxia em pacientes com Covid-19 sugere que a aplicação de medidas farmacológicas para prevenir a trombose melhora o curso clínico sem aumentar o risco de sangramento.

O estudo ‘Hepavid’, que também conta com a participação de profissionais do Hospital Universitário de Ciudad Real e do Hospital Virgen de la Luz de Cuenca, incluiu um total de 415 pacientes internados.

Especificamente, é um estudo observacional retrospectivo com o objetivo de melhorar o manejo da tromboprofilaxia - a prevenção da trombose por métodos mecânicos ou farmacológicos - em pacientes com Covid-19 promovida pelo Grupo Italfarmaco.

Conclusões.

Suas primeiras conclusões, que serão publicadas no ‘Congresso Europeu sobre Trombose e Hemostasia’, revelam resultados clínicos importantes que podem impactar as estratégias de tratamento tromboprofilático em pacientes não críticos admitidos com Covid-19.

A Dra. Cristina de Ancos Aracil, investigadora do estudo e médica do Serviço de Clínica Médica do Hospital Universitario de Fuenlabrada, explicou que "é muito interessante fazer mais estudos" como este "para saber o adequado dose de profilaxia em cada paciente com pneumonia por SARS-Cov-2 por apresentarem estado pró-trombótico complexo que pode requerer doses maiores que as usuais para tromboprofilaxia médica ”.

Até agora, as diretrizes clínicas recomendavam a tromboprofilaxia a todos os pacientes hospitalizados com Covid-19 devido à sua capacidade de reduzir a incidência de eventos trombóticos, que parece aumentar em pacientes que sofrem desta patologia.

Além disso, foi sugerido que o uso de heparinas de baixo peso molecular também poderia ser benéfico para o curso clínico de pacientes hospitalizados.

Assim, este estudo, que incluiu pacientes sem trombo profilático e pacientes que receberam diferentes esquemas de enoxaparina biossimilar, e observou como os pacientes que receberam tromboprofilaxia conseguiram melhorar sua evolução clínica sem aumentar o risco de sangramento.

Fonte: Notícias para Municípios / Comunidade de Madrid
Disponível em: https://noticiasparamunicipios.com/municipios-madrid/fuenlabrada-los-farmacos-para-prevenir-la-trombosis-no-aumentan-el-sangrado-en-pacientes-covid/

Acesso em: 07/12/2021