Tipo de colágeno pode manter células do câncer dormentes, sugere estudo

Pesquisadores do Hospital Mount Sinai, nos Estados Unidos, descobriram que um tipo específico de colágeno — a principal proteína que compõe o tecido conjuntivo — era muito mais concentrado em áreas ao redor de células cancerígenas dormentes do que nas ativas. Para os cientistas, essa relação pode ser uma das respostas que explicam o porquê do câncer avançar ou não.

Em estudo publicado na revista científica Nature Cancer, os cientistas norte-americanos detalharam as descobertas sobre esse colágeno, conhecido como colágeno tipo III, em camundongos. No modelo animal, a presença da proteína era, pelo menos, um marcador da capacidade da doença em se espalhar.

Tipo específico de colágeno pode ser a resposta para manter as células do câncer dormentes (Imagem: Reprodução/National Cancer Institute/Unsplash)
Além disso, os pesquisadores analisaram amostras de pacientes humanos com câncer de cabeça e pescoço. A equipe verificou que o câncer que se espalhou para nódulos linfáticos tendem a ter tumores primários com menos colágeno tipo III nas proximidades do que em pacientes sem câncer nos nódulos linfáticos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!
Estudos sobre as células dormentes do câncer
Na pesquisa com roedores, a equipe investigou a função do colágeno em animais com câncer de cabeça e pescoço e de mama. A ideia era identificar alterações entes as células cancerosas ativas e dormentes.

Com o passar do tempo, a concentração do colágeno tipo III em torno das células cancerosas dormentes diminuía naturalmente. Em seguida, as células cancerosas se tornavam ativas. Durante esse processo, o colágeno muda sua estrutura, ficando menos ondulado e mais linear.

Segundo os pesquisadores, esse colágeno altera a química do corpo e mantém as células cancerosas próximas dormentes. Inclusive, descobriram que interromper esse processo faz com que as células cancerosas sejam reativadas.

Em um novo experimento, a equipe testou aplicações de colágeno para prevenir o crescimento de tumores ativos, o que funcionou. Com a injeção, eles cresciam mais lentamente. Dessa forma, a equipe descobriu um possível indicador da atividade do câncer e também uma forma de controle.

Agora, é necessário validar todas essas descobertas no organismo humano e verificar se a mesma resposta será gerada. Caso sim, novas terapias poderão ser desenvolvidas contra o câncer.

Fonte: Nature Cancer com edição do Canal Tech

Disponível em: https://canaltech.com.br/saude/tipo-de-colageno-pode-manter-celulas-do-cancer-dormentes-sugere-estudo-204619/4

Acesso em 17 de dezembro de 2021