Veja como utilizar a caneta Biomm Lifepen G para aplicação de insulina

Lifepen G. é a caneta reutilizável para injeção de insulina, lançamento da farmacêutica Biomm.

O produto fornece ao paciente uma maneira precisa, segura e sem esforço de administrar as doses de insulina recomendadas pelo médico.

 Passo a passo para utilizar a Lifepen G.

 Passo 1

O primeiro passo para a aplicação é orientar o paciente a lavar bem as mãos e certificar-se de que tem em mãos: a caneta, o refil de insulina, a agulha nova e algodão com álcool.

Passo 2

Em seguida, ele deve:

  • Retirar a tampa;
  • Desenroscar o suporte do refil do corpo da caneta virando-o em sentido anti-horário;
  • Pressionar o pistão para o corpo da caneta até o êmbolo;
  • Retornar totalmente para dentro do corpo da caneta para que um refil novo seja utilizado;
  • E limpar a ponta de borracha do refil com um algodão.

 Passo 3

O paciente deve verificar se o refil não está quebrado ou rachado, se o tipo de insulina está correto, bem como dentro do prazo de validade, e então o inserir no suporte, com a ponta de borracha apontada para frente. Então, juntar o suporte do refil ao corpo da caneta e girá-lo em sentido horário.

 Passo 4

No próximo passo, paciente deve remover a guia de papel do protetor externo da agulha nova e estéril e então juntar o protetor externo da agulha ao suporte do refil, também girando-o em sentido horário.

 Passo 5

Em seguida, oriente-o a remover o protetor externo e interno da agulha e, usando o seletor de dose, escolher duas unidades de insulina para teste. Ele deve girar o seletor de dose no sentido horário até que o número 2 apareça na janela seletora.

 Passo 6

Então, o paciente deve pegar a caneta com a agulha apontando para cima. Usando o polegar, ele deve deslizar o botão de liberação na direção da agulha e segurar o botão de liberação até que um ponto verde apareça na janela indicando o final da injeção.

Passo 7

Oriente-o a verificar através da janela do suporte do refil, se o mesmo corresponde ao tipo de insulina que ele vai injetar. A caneta foi desenvolvida para uso com refis de 3 mL (100 UI/mL) de insulina glargina Glargilin.

 Passo 8

O paciente deve girar o seletor de dose para sua dose desejada. Caso uma dose maior do que a que deve ser injetada for selecionada, o paciente pode corrigir a dose girando o seletor de dose de volta.

 Passo 9

Em seguida, o paciente deve inserir a extremidade da agulha no tecido subcutâneo e, usando o polegar, deslizar o botão de liberação na direção da agulha.

Atenção: saliente que a prega deve ser feita de acordo com o comprimento da agulha utilizada e quantidade de tecido subcutâneo no local da aplicação. Com os comprimentos de 4 e 5 mm, a prega subcutânea é dispensável, facilitando a técnica de aplicação e rodízio. Para as regiões com escassez de tecido subcutâneo, é recomendável fazer a prega independente do comprimento da agulha utilizada.

 Passo 10

Então o paciente deve segurar o botão de liberação até que o ponto verde apareça na janela indicando o final da injeção. O número aproximado de unidades de insulina remanescentes no refil é apresentado na escala ao final do êmbolo, o mais próximo da agulha. Em seguida, ele deve contar pelo menos até dez e remover a agulha da pele.

 Passo 11

Agora é o momento de remover a agulha. O paciente deve colocar o protetor externo na agulha, girá-lo em sentido anti-horário e então descartar as usadas em um recipiente resistente à perfuração, apropriado para essa finalidade.

 Passo 12

Para substituir o refil, basta desenroscar o suporte do refil do corpo da caneta virando-o em sentido anti-horário e balançá-lo para ejetá-lo do suporte. Então ele deve descartá-lo de acordo com as informações fornecidas pelo fabricante da insulina.

Atenção: o paciente deve usar uma nova agulha para cada injeção para garantir esterilidade, prevenir vazamento de insulina e reduzir o risco de entupimento da agulha.

Destaque que a caneta não deve ser compartilhada com outras pessoas e é necessário sempre seguir as recomendações do fabricante. Para limpar a Lifepen G o paciente deve usar apenas pano úmido, sem mergulhar a caneta em água ou usar álcool, peróxido de hidrogênio, desinfetantes ou lubrificantes.

Importância do rodízio do local de aplicação

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), a lipohipertrofia é um efeito colateral comum em pacientes submetidos à terapia insulínica de longo prazo, sendo caracterizada por lesões fibrosas e pobremente vascularizadas, localizando-se no tecido adiposo subcutâneo.

Embora a etiologia exata da lipohipertrofia ainda seja pouco esclarecida, podemos dizer que fatores predisponentes incluem duração do tratamento insulínico, frequência de reuso da agulha e, especialmente, a prática de injeções repetidas na mesma área do corpo e relacionada à injeção incorreta e à falta de técnicas de rotação do local da injeção.

Assim, apesar de existir uma tendência natural do paciente preferir aplicar a insulina no mesmo local, ou até mesmo diretamente na lesão lipohipertrofia, tendo em vista que, segundo a maioria dos pacientes, a dor da injeção ficaria reduzida, é importante explicar a importância de realizar o rodízio para evitar o problema e garantir a absorção correta do medicamento.

As regiões recomendadas para aplicação são braços, coxas, nádegas e abdômen.

 

MS 81.2445.49002