O diabetes tipo 2 é conhecido por aumentar o risco de complicações cardiovasculares do paciente, às vezes causando sérios danos aos vasos sanguíneos. A causa específica do dano ao vaso sanguíneo, no entanto, permaneceu amplamente desconhecida – até agora.
De acordo com uma nova análise publicada na Diabetes , os níveis de uma pequena molécula chamada microRNA-210 foram consideravelmente reduzidos nos glóbulos vermelhos de 36 pacientes com diabetes tipo 2. Por outro lado, essa molécula foi encontrada em níveis normais nas células vermelhas do sangue de 32 pacientes saudáveis.
Os autores do estudo observaram que essa redução no microRNA-210 foi responsável por alterações nos níveis de proteína vascular específica e função celular endotelial de vasos sanguíneos prejudicada.
Além disso, em experimentos de laboratório, a restauração dos níveis de microRNA-210 nos glóbulos vermelhos ajudou a prevenir o desenvolvimento de lesão vascular por meio de alterações moleculares específicas.
“As descobertas demonstram uma causa não reconhecida anteriormente de lesão vascular no diabetes tipo 2”, disse Zhichao Zhou, pesquisador do departamento de medicina, Solna, Karolinska Institutet, Suécia, em um comunicado à imprensa . “Esperamos que os resultados abram caminho para novas terapias que aumentem os níveis de microRNA-210 dos glóbulos vermelhos e, assim, evitem lesões vasculares em pacientes com diabetes tipo 2.”
Leia o estudo completo aqui
Fonte: Innovate Healthcare
Disponível em:
https://www.cardiovascularbusiness.com/topics/vascular-endovascular/we-may-finally-know-why-type-2-diabetes-associated-vascular-damage
Acesso em 12 de novembro de 2021